A Triunidade de Deus

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O que é a Triunidade de Deus? Uso a expressão triunidade por achar que esta é a mais adequada e mais fiel ao sentido que ela expressa. A palavra trindade significa: "grupo de três pessoas ou coisas semelhantes; trio". Já a palavra triunidade é a junção de tri (três) e unidade, ou seja, uma unidade em três! Então, por esse sentido, prefiro usar a expressão Triunidade, ao invés de Trindade, embora ambas representem a mesma coisa.

Deus Pai: Conhecido também como Jah, Yaweh, Jeová, Pai, e outros.
É o principal agente criador.

Deus Filho: Conhecido também como Jesus, Yeshua, Senhor, e outros.
É o principal agente redentor.

Deus Espírito Santo: Conhecido também como Ruach Hakodesh, Paracletos, Consolador, etc.
O Espírito Santo é o principal agente santificador.

Em cada tarefa dessas (criação, redenção e santificação) uma das Três Pessoas foi o principal executor, mas as outras duas Pessoas também participaram de cada uma dessas três tarefas.

Como explicar a Triunidade?
Existem diversos elementos na natureza que podem ilustrar a natureza triuna de Deus.

Trevo de três folhas:

Cada uma das folhas do trevo são independentes entre si, mas todas ligadas ao trevo. São três folhas, porém um só trevo. Um trevo de três folhas é, ao mesmo tempo, três folhas independentes entre si.

Triângulo:

Tem três lados distintos, mas é um só triângulo. O triângulo equilátero tem os três lados iguais. No caso do triângulo retângulo, os dois lados menores são chamados de cateto oposto, cateto adjacente, e o lado maior de hipotenusa. Ou seja, são três lados distintos, com nomes diferentes, mas formando um só triângulo. Tire um dos lados e a figura deixará de ser um triângulo.

Água:

Esse exemplo é o mais clássico de todos. A água pode se apresentar de três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. O sólido (gelo) é a água, o líquido é a água, e o gasoso também é a água, mas não formam três águas, e sim três formas de um mesmo elemento. Os três estados é uma só água (H2O). Assim como não cremos em três Deuses, mas em três Pessoas que são Um só Deus.

Sol:

O Sol é visto e/ou sentido de três formas diferentes. Luz (visível e invisível), Gases e Calor. Vemos e somos atingidos pela luz do sol, sentimos o calor emanado por ele, e sabemos que nele existe a formação de gases. Mas esses três fatores não são mais de um Sol, e sim três formas de se perceber a presença de um só Sol.

Assim é Deus. Pai, Filho e Espírito Santo não são mais de um Deus, mas Três Pessoas distintas que formam um único Deus, Todo-Poderoso.

Diego Rodrigo Souza
Creio No Amanhã


0 comentários :

Postar um comentário