Reino, Graça ou Poder? A Trindade Gospel!

domingo, 13 de março de 2011


Reino Universal, Graça Internacional ou Poder Mundial?

Macedo e Soares:
Tudo começou em 9 de julho de 1977, quando se abriram oficialmente as primeiras portas da futura Igreja Universal,que sem condições de alugar um imóvel próprio, o então pastor Edir Macedo iniciou as suas primeiras reuniões num coreto do Jardim do Méier, zona norte do Rio de Janeiro. Naquela época as divulgações da igreja eram feitas por dez obreiros, que colavam folhetos nos postes e convidavam as pessoas para participar das reuniões. Depois de algum tempo, Macedo alugou um galpão que era uma antiga fábrica de móveis no número 7.702 da Avenida Suburbana, que atualmente é um templo que comporta mais de 2 mil pessoas sentadas.

Depois Edir Macedo, com o apoio de Romildo Ribeiro Soares, decidiu criar sua própria igreja. Após a criação da igreja, Soares desligou-se da IURD e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus. Ambos eram membros da Igreja Pentecostal de Nova Vida antes de fundarem a IURD. As sucessivas separações teria ocorrido pela diferença do foco entre McAlister (fundador da Nova Vida) e os pastores R. R. Soares e Edir Macedo, e depois entre estes, como afirma o livro O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo.

Daí já se nota que o "Missionário" R.R Soares e o Bispo Macedo têm a mesma origem e quase os mesmos pensamentos doutrinários, embora Macedo seja mais ganancioso quando se trata de dinheiro e poder.

Macedo e Santiago.
Mas uma trindade não se faz com duas pessoas, e sim três. Por isso faltou citar a terceira pessoa da trindade gospel: Waldemiro Santiago.

Waldemiro Santiago de Oliveira é o líder e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Durante o período em que foi bispo da IURD alcançou destaque entre os demais pastores daquela igreja, tendo sido considerado um dos potenciais sucessores de Edir Macedo.
Na Igreja Universal, atuou por 18 anos e se desligou em 1997, depois de um suposto desentendimento com o líder evangélico. Logo após fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus, sendo que o pesquisador da área da sociologia da religião, Ricardo Mariano, afirma que as crenças e práticas mágico-religiosas da Mundial são uma cópia da Universal. Sendo que, além de convidar parte da cúpula da IURD, atraiu também dezenas de pastores, prática que foi abandonada, quando membros da Mundial começaram a temer que houvesse pastores da IURD infiltrados entre os pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Internacional do Poder, Universal da Graça e Mundial do Reino...

Resumindo, essas três igrejas tem ligações bem próximas (além dos nomes). R.R Soares (dono da Graça) fundou, com Macedo, a Universal (do Reino). E o "apóstolo" Waldemiro (dono do Poder) era um dos grandes nomes dentro da Universal.

Seriam eles: Macedo (dono do Reino), Soares (dono da Graça), e Waldemiro (dono do Poder), defensores das mesma ideias heréticas?

Soares e Macedo tem ideias muito semelhantes, suas igrejas tem doutrinas parecidas em certos aspectos, embora o Macedo seja mais desinibido e o Soares seja mais comedido.

Mas nas duas tem sal grosso, shows (ao invés de cultos), rosas, ocutismos, "lavagens" espirituais, etc.
Na Mundial tem os milagres do "apóstolo", e até o seu suor anda sendo usado para curar.

Seriam eles três apenas a personificação de uma mesma doutrina?
Com certeza sim. A Teologia Próspero-Miraculosa é dividida nessas três pessoas.
Eles pregam e ensinam a mesma coisa?
De certa forma sim, mas com aspectos diferentes. Mudam a roupa das doutrinas mas não mudam o corpo.
Eles são mesmo uma pedra no sapato da verdadeira Igreja?
Pedra não, mas montanhas inteiras. Pessoas honestas caem nas pregações antropológicas desses três.
Quem tem razão entre eles? O criador (Macedo), o coadjuvante (Soares) ou a criatura (Santiago)?
Junte os três e veja no que dá... nojo, horror, aversão e tudo mais. Nesse circo de horrores ninguém tem razão, pois nenhum dos três pregam o Evangelho de Cristo, que morreu por nós e voltará em Glória.
Para mim todos os três são hereges em busca de algo em comum: Dinheiro e poder.

Milagre Urgente X Show da Fé X Descarrego:

Milagre Urgente (Poder): Que eu saiba, todo milagre é humanamente urgente, mas divinamente providencial. Deus age quando ELE quer. Ainda que nós julguemos algo como urgente, Deus tem tudo planejado e preparado para nós.

Show da Fé (Graça): Se fé é a certeza das coisas que NÃO SE VÊEM...
Então, como pode ter um show assim?
Show, em inglês, é "mostra". Como posso mostrar algo que não se vê?
Fé não se mostra, FÉ SE VIVE e se PRATICA!
A fé correta deve ser alicerçada em Deus, e não nas grutas, rosas, corredores, sabonetes...

Descarrego (Universal): Sem comentários né.
Fogueira santa, rosas, sal grosso, descarrego... tudo muito espírita. Muito esoterismo, ocultismo, simbolismos pagãos... Até hoje existe o comentário, não confirmado, que a IURD teria sido convidada a se tornar uma entidade espírita.

Nota-se que nem preciso entrar em detalhes nas doutrinas de cada igreja, pois uma simples e superficial análise ja nos mostra que essas empresas estão longe, mas beeeem longe de serem igrejas genuinamente cristãs. Nelas vemos de tudo: lavagem de dinheiro, milagres duvidosos, rosas ungidas, água benta de Israel, campanha da prosperidade financeira, grutas milagrosas, exorcismos na televisão...

Palavra que é bom... nada!

E só nos resta clamar: MARANATHA, ora vem Senhor Jesus!

Diego Rodrigo Souza
Creio No Amanhã

0 comentários :

Postar um comentário