quarta-feira, 27 de maio de 2020

No lance imprevisto


              Os guerreiros se preparam para a grande luta.

            A frase acima ficou famosa em nossas igrejas em razão do hino número 212 da Harpa Cristã. Um hino que nos traz muitas reflexões, mas, afinal, quem são os guerreiros? Estão se preparando para o que? Na palavra dessa semana, vamos meditar e nos inspirar na letra dessa canção, adaptada para o português por Paulo Leivas Macalão. 

             O hino não deixa dúvidas, os guerreiros são todos aqueles que desejarem fazer parte do exército de Cristo, aqueles que, ouvindo o chamado do Senhor, se colocaram à disposição e, com boa vontade, entraram nessa luta. E nossa esperança de vitória não está em nossa própria força, mas sim na força Daquele que nos guiará: É Jesus, o capitão, que avante os levará. A milícia dos remidos marcha impoluta, certa que a vitória alcançará. A preparação para essa grande luta envolve oração, jejum, dedicação e prontidão, para que, quando ela chegar, os bons soldados estejam preparados. Impoluta significa pura, sem poluição, mantendo sempre seu processo diário de santificação, pois a milícia dos remidos é a igreja "gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5:27). Assim, teremos a certeza de que a vitória alcançaremos! 

  Infelizmente, vemos muitos crentes covardes, tímidos, fracos, que na primeira situação de luta, mesmo pequena, já pensam em abandonar tudo e se entregam às suas fraquezas. Um cristão genuíno não pode vacilar, tem que seguir firme e, ainda que caia, deve se levantar e continuar a marchar, preparando-se para essa grande luta, para a qual Jesus, o Capitão, avante o levará. "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (Efésios 6:10).

 O anseio dos soldados tem que ser o de estar com Cristo, onde a luta se travar, não somente nas situações boas, mas também nas adversidades, pois um bom soldado não foge à luta, nem escolhe onde lutar, ele apenas obedece à ordem do Capitão! 

 No lance imprevisto, devemos estar na frente, e não escondidos atrás de nossos problemas, de nossas "coisas particulares". Lance imprevisto é a adversidade que nos pega de surpresa e, por mais que nos deixe abatidos, desanimados, e muitas vezes sem forças, devemos nos levantar e seguir em frente. O lance imprevisto é o grande teste na vida do cristão, pois é nessa situação que Deus vê quem são os verdadeiros guerreiros e soldados. Esse é o momento em que recebemos o "atestado de fidelidade a Deus", pois se suportarmos o lance imprevisto, estaremos aptos a ver Cristo na Glória. "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal" (2 Coríntios 4:8-11). 

 Um bom soldado tem que se alegrar da vitória, note que é se alegrar DA vitória e não NA vitória. Se alegrar da vitória é estar contente com a certeza que, mesmo que pareça distante, a vitória é certa. Ainda que a situação seja contrária e as lutas aumentem, a vitória chegará no tempo oportuno, e o tempo oportuno é o kayrós (tempo de Deus) e não o chronos (tempo humano). E é no kayrós que Deus irá nos coroar.

          Os batalhões de Cristo prosseguem sempre avante, e aquele que "não os vês com que valor combatem contra o mal" e continua "dormindo, vacilante, quando atacam outros a Belial", perderá a luta, pois o guerreiro do Senhor "sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo e ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra" (II Timóteo 2:3,4). Essa é uma chamada aos cristãos que desejam ser guerreiros e soldados vitoriosos, dá-te pressa, não vaciles, hoje Deus te chama para vires pelejar ao lado do Senhor. Entra na batalha onde mais o fogo inflama e peleja contra o vil tentador! 

 A peleja é tremenda, torna-se renhida, isto é, cruel e sangrenta, pois muitos perdem suas vidas nessa luta, por amor a Cristo, por isso são poucos os soldados para batalhar. Muitos querem estar no exército apenas pelo status, mas não querem lutar! Estar no Exército de Cristo não é ter um cargo, não é simplesmente cantar, tocar, pregar... estar no Exército de Cristo é pregar o Evangelho mesmo que isso custe a sua vida. 

        No próximo sábado, estaremos comemorando o Dia da Evangelização Global, e convido a todos os soldados de Cristo que saiam para batalhar e anunciem as boas novas de salvação! Clamemos ao Senhor: "Ó vem libertar as pobres almas oprimidas, de quem furioso, as quer tragar!". 

Maranata!

Por Diego Rodrigo Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário